O que o discurso de Tiririca pode nos ensinar?

O que o discurso de Tiririca pode nos ensinar?

Nesta tarde do dia 06 de Dezembro de 2017, fomos surpreendidos pelo discurso raro do Deputado Federal Tiririca na Câmara dos Deputados em Brasília. Em tom abatido, Tiririca lamentou a corrupção e o desinteresse da maioria dos seus pares em trabalhar pelo Brasil, anunciou que cumprirá o seu mandato até o fim, mas que nunca mais se envolverá com política.

Apesar do fato demonstrar a dura e infeliz realidade do nosso sistema político, há algo de bom que possamos tirar deste episódio. Como dizia o Rei Salomão no livro de Eclesiastes: "Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. (Ec 7:2)". Nesse cenário de luto, podemos fazer uma reflexão da nossa participação na política nacional. O brasileiro por costume tem baixo engajamento político. Se você não acredita nisso, pegue a sua volta 10 pessoas e pergunte a elas quem foram os candidatos a deputados estaduais e federais que escolheram e a razão do voto nos mesmos. Provavelmente a maioria não se lembrará ou dirá que anulou o voto, votou em branco ou sequer votou. Provavelmente você também ouvirá a máxima de que "Político é tudo ladrão e ninguém presta". 

O baixo engajamento político da população é a principal causa do mesmo cenário descrito por Tiririca. Um congresso em maioria interessado em se beneficiar do poder estatal. A maioria dos políticos se rendem ao jogo natural das oligarquias, onde o governo distribui cargos, ministérios, estatais em troca de apoio. O resultado dessa cultura a população sente na pele com a falta de saúde, segurança, educação e infraestrutura. 

Por isso, nós da Direita Espírito Santo incentivamos a participação política dos cidadãos de bem no atual cenário. Só o engajamento político de pessoas de bem, instruídas e consciêntes das reais necessidades da população pode mudar esse cenário nefasto que vivemos. Em 2018 teremos uma chance de renovar o país no âmbito estadual e federal. Portanto é um dever daqueles que clamam por mudanças, fazerem a sua parte e darmos um congresso alinhado com Jair Bolsonaro em 2018. 

Se ainda assim você possui dificuldade, criamos uma lista de deputados federais constantemente atualizada. Brevemente criaremos uma lista para deputados estaduais.

Veja aqui a Lista de candidatos onfiáveis para 2018 a Deputados Federais 


 

Comentários
Felipe Sena

Felipe Sena é membro da Direita Espírito Santo
Integrante do núcleo de Vitória

Deixe um comentário